quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mostra do Projeto

Hoje apresentamos nosso projeto na II Mostra de Projetos Integradores da Universidade São Francisco. Conseguimos alcançar todas as expectativas, o grupo apresentou o projeto aos professores avaliadores e aos colegas dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco no Campus Swift em Campinas-SP.

Fica aqui o nosso agradecimento aos nossos professores do 6º Semestre de Engenharia Elétrica do 2ºSemestre de 2015, por nos auxiliar nos embasamentos teóricos e explicações das matérias relacionadas ao nosso projeto. Muito Obrigado!







 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Ajustes finais do protótipo

Hoje o grupo se reuniu por 2,5 horas no laboratório de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco em Campinas para finalizar a parte estética do protótipo 



Descrição das Modificações Realizadas


Foram feitas mínimas modificações estéticas e funcionais do circuito de controle, como: utilização de bornes para a alimentação do circuito, sensores e bobina; rearranjo de alguns componentes, fios e da canaleta de cabos inferior (que leva todos os fios do arco para a protoboard pela base do protótipo) para melhor estética e estabilidade do circuito (diminuindo problemas por mal contato).

A imagem a seguir mostra como o circuito de controle ficou após as alterações.






Ao final das modificações, gravamos um vídeo que mostra de forma simples o funcionamento do nosso projeto e protótipo.




LINK PARA O VÍDEO DO PROTÓTIPO EM FUNCIONAMENTO:



sábado, 7 de novembro de 2015

Montagem Protótipo e Ajustes Finais no Circuito


No dia 07/11/2015 (Sábado) o grupo se encontrou em uma oficina na Unicamp para a confecção da estrutura final do protótipo, definir algumas alterações em valores de componentes e também realizar ajustes finais no circuito de controle. O tempo dedicado pelos integrantes para a realização dessas tarefas foi de aproximadamente 8 (oito) horas.




Montagem Estrutural do Protótipo para Apresentação


Para a montagem estrutural do protótipo para a apresentação, os integrantes do grupo se dividiram para realizar as diversas etapas da confecção da estrutura do protótipo para a apresentação da II Mostra de Projetos Integradores da Universidade São Francisco, que realizar-se-á na próxima quarta-feira (11/11/2015) na Universidade São Francisco, campus Campinas - Swift, situado na cidade de Campinas - SP.


Base do Protótipo

Para a base do protótipo uma "prancha" de material compensado* foi reciclada à partir de um material que foi deixado para descarte. As dimensões definidas para essa base foram: largura = 48,5 cm, altura = 3 cm e comprimento = 30 cm, conforme a figura à seguir:




Para adequar o material disponível às dimensões definidas, utilizamos de uma serra do tipo tico-tico para ajustar a largura da base.


Uma vez que a base tem os tamanhos definidos inicialmente, a mesma foi lixada e pintada na cor preta por questões de estética. Adicionalmente, aplicamos uma fina camada de papel contact transparente para evitar que a tinta (já seca) fosse riscada, prejudicando a pintura.

* Para a base do protótipo não é necessário utilizar o mesmo tipo de material que foi escolhido nesse projeto, contanto que o material escolhido não absorva linhas de campo eletromagnético, ou seja, que ele não seja um bom condutor de linhas de campo magnético (possua uma baixa permeabilidade magnética). O mesmo se aplica ao material do arco.


Arco do Levitador

Assim como na base do protótipo, para o arco do levitador reaproveitamos um material que estava destinado ao descarte. As medidas definidas para o arco foram: altura: 26 cm e distancia entre as colunas do arco = 10 cm. As medidas da madeira ou material de escolha (conforme mencionado anteriormente) não são importantes. Destacamos aqui as principais medidas que devem ser levadas em conta.





ATENÇÃO: O Posicionamento do LED emissor (esquerda), e dos receptores de referência e objeto (direita) são exclusivos para o nosso projeto. Essas distâncias podem variar devido a uma série de fatores, principalmente aqueles relacionados à bobina do eletroímã, como por exemplo número de espiras, impedância e material do núcleo.

Agora confira como ficou nosso arco montado com todos os componentes necessários:




Alimentação para o Circuito


Todas as alimentações elétricas necessárias para o correto funcionamento do circuito foram extraídas de uma fonte de alimentação de computador adaptada para o nosso projeto. Confira a imagem da fonte à seguir:





Ajustes no circuito de controle


O circuito foi ajustado para melhor performance de acordo com as especificações de nosso projeto (ex. bobina, sensores, objeto de levitação). 
Em breve postaremos um esquemático mais detalhado do circuito com as adaptações que foram necessárias para obter maior performance.



Protótipo Final


Após todas as etapas descritas, organizamos os componentes de nosso protótipo para uma melhor estética. Confira na imagem a seguir como ficou:



LINK PARA O VÍDEO DO PROTÓTIPO EM FUNCIONAMENTO:


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Funcionamento do protótipo

Ajustes no circuito e funcionamento do protótipo

Hoje o grupo se reuniu novamente no laboratório de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco em Campinas para para realizar mais ajustes no protótipo. Ontem (05/11) notou-se problemas de estabilidade do circuito por possíveis maus contatos nas ligações dos componentes na protoboard, então foi realizada a troca por uma outra placa e troca de componentes, onde foi substituído o transistor TIP122 por um novo, pois o antigo já estava apresentando alguns defeitos de funcionamento e alterado o resistor de 1K Ohm localizado na malha de controle do circuito por um trimpot de 10K Ohm, onde foi possível um ajuste melhor do funcionamento do protótipo.

Então o grupo conseguiu finalmente finalizar as fases de testes e ajustes no circuito eletrônico do protótipo, conforme imagens:








Vídeo do primeiro funcionamento do protótipo:






quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Primeiros testes práticos do circuito


Primeiros testes práticos do circuito

Hoje o grupo se reuniu no laboratório de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco em Campinas para para realizar os primeiros testes de funcionamento do protótipo, e depois de diversas tentativas e ajustes no circuito não conseguiu um bom funcionamento do circuito, conseguiu-se um levitamento de objetos metálicos por apenas alguns segundo e apresentava-se muita instabilidade no controle da corrente na bobina. Então, o grupo decidiu reunir-se novamente amanhã para realizar algumas modificações no protótipo, como: troca do protoboard, troca de componentes possivelmente saturados.